SINPOJUD/SINTAJ-BA - NOVO PCS JÁ ESTÁ NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

A diretoria do Sinpojud e a coordenação do Sintaj foram recebidas com aplausos na assembléia da categoria, realizada ontem, 29.05, à tarde no Salão do Júri do Fórum Ruy Barbosa.

A iniciativa foi um reconhecimento dos colegas pelos esforços empenhados para que o Plano de Cargos e Salários (PCS) fosse apreciado no Tribunal de Justiça (TJ-BA) e encaminhado à Assembléia Legislativa (AL) - ações consumadas horas antes da assembléia. Em reunião oficial, a vice-presidente do TJ-BA, desª. Lealdina Torreão, entregou a versão final do plano ao presidente da AL, deputado Marcelo Nilo. Uma nova assembléia ficou agendada para o dia 12 de junho, quando os colegas discutirão os encaminhamentos necessários para a aprovação do PCS na AL.

Na negociação com a mesa diretora do Tribunal de Justiça, alguns artigos do PCS sofreram alterações em sua redação, mas nada que prejudicasse a categoria. "As modificações realizadas não nos prejudicam, apenas detalham melhor os pontos já aprovados na assembléia de 15 de maio", garantiu o diretor de finanças, José Valdice.

Durante as negociações, os sindicatos conseguiram assegurar os valores da tabela de vencimentos, mas tiveram que redistribuir os percentuais de implementação do plano até 2013. No texto final, a aplicação do plano começa em julho e as demais parcelas, não cumulativas, passam a ser implementadas nos meses de janeiro de 2009, 2010, 2011 e 2012 e maio e outubro de 2013. "Esse é um momento de grande importância porque toda a energia gasta e as noites sem dormir compensam quando se consegue um resultado positivo para a categoria. Os servidores do Judiciário saem na frente na restruturação das carreiras", declarou Marinalva Nunes, coordenadora da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab), durante a assembléia.

Zezé afirmou que este foi o melhor que os sindicatos conseguiram garantir para a categoria, mas que ainda há muito o que lutar tanto para a aprovação do PCS na AL, como pela concretização da unificação salarial no país.

PEC 190 - A PEC 190, proposta que pede a instituição de um estatuto único para os servidores do Judiciário, o qual abre possibilidades para a unificação dos cargos e salários, teve sua votação adiada para a próxima terça-feira, dia 3 de junho, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. A transferência se deu em virtude do pedido de vistas da proposta pelo deputado Gerson Peres (PP-PA), logo após a leitura do parecer do relator, o deputado Silvinho Peccioli. A sessão foi acompanhada pela Comissão Executiva do Comando Nacional da Fenajud (Federação Nacional dos Servidores do Judiciário no Estado), que vem, promovendo mobilizações em todo os Estados pela aprovação da PEC.

O Sinpojud está organizando, para a próxima semana, uma caravana de servidores que irão a Brasília promover mobilizações em favor da PEC 190. Os colegas que desejam participar da atividade, devem entrar em contato com a diretoria do Sindicato, pelo telefone (71) 2109-3011.

A luta agora é pela rápida tramitação do PCS na Assembléia Legislativa!

Fortaleça essa luta! Participe das assembléias da categoria!

Fonte: SINPOJUD

Conheça abaixo o link do novo PCS dos servidores da Bahia:

http://200.234.222.235/$sitepreview/sinpojud.org.br/interclip_2004/documentos/%7B71F1053C-E7B0-4D19-9ED8-FDE87A0E1B15%7D_PCS%20encaminhado.pdf ( http://200.234.222.235/$sitepreview/sinpojud.org.br/interclip_2004/documentos/%7B71F1053C-E7B0-4D19-9ED8-FDE87A0E1B15%7D_PCS%20encaminhado.pdf )