Evento da Fenajud em Mosqueiro é destaque na imprensa local
O I Seminário Nacional de Formação Sindical da Fenajud, com o tema "Construindo Coletivamente o Saber para Fortalecer a Luta", é destaque na imprensa local. O periódico Diário Online, repercutiu em sua página o evento, realizado na Ilha de Mosqueiro, em Belém (PA). Confira abaixo:

Fenajud promove encontro sindical em Mosqueiro

Com o tema "Construindo Coletivamente o Saber para Fortalecer a Luta", a Federação Nacional dos Servidores do Judiciário nos Estados (Fenajud) e o Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Pará (Sinjep), promoveram nesta sexta-feira (7), no distrito de Mosqueiro, o primeiro encontro de sindicalistas filiados da categoria de todos os Estados da federação. O encontro segue até domingo (9).

De acordo com Pepe Larrat, presidente do Sinjep Pará, cerca de 120 dirigentes sindicais marcaram presença no encontro, incluindo o presidente da Fenajud, Luiz Fernando Souza.

No evento foram discutidos a redemocratização do Judiciário, o fortalecimento da formação sindical e a reorganização da categoria, e o combate aos ataques do governo federal contra os direitos da classe trabalhadora.

"Aqui no Pará a nossa categoria está atenta, unida e mobilizada contra os desmandos dos governos federal e estadual. Não vamos permitir injustiça contra a categoria”, finalizou Larrat.

Outros temas a serem abordados durante os três dias de evento são a atual conjuntura brasileira; a mobilização geral da categoria e as tarefas do sindicalismo no Brasil, entre outros.

O último dia será reservado para a elaboração do plano de ações de formação sindical referente ao ano de 2017.

O presidente da Fenajud, Luiz Fernando Souza, destacou a importância das entidades na luta pela garantia fundamental dos direitos sociais e trabalhistas, o que é, de acordo com ele, interesse comum a todos.

"A Fenajud irá realizar debates semelhantes a este em todos os Estados brasileiros a fim de impedir projetos que promovam a precarização da classe trabalhadora, sejam aprovados no congresso nacional. Acredito que a participação dos movimentos sindicais e sociais é de extrema relevância, visto que toda sociedade será atingida", disse. "A federação trabalha para que todos os sindicatos filiados participem da luta, e movimentem a base para que haja diálogo com parlamentares para impedir retrocessos aos trabalhadores", finalizou.

Os dirigentes sindicais presentes no evento terão acesso a palestras especificas com temas que abordarão as origens a evolução do trabalho e do sindicalismo; a ordem mundial atual; o papel dos sindicatos, crise do sindicalismo e desafios (organizativos, econômico-coorporativos e políticos) do movimento sindical internacional na atualidade; o Estado brasileiro: e uma breve análise de suas metamorfoses históricas e sua conformação atual. Para isso especialistas renomados participam do encontro, entre eles estão: Alex Bolonha Fiúza de Mello (pós-doutor em Ciências Sociais), Márcio Pochman (doutor em Economia) e Giovanni Alves (doutor em Sociologia), Altamiro Borges (Jornalista e membro do Barão de Itararé) e Sebastião Soares (filósofo e jornalista).

Confira no link: http://www.diarioonline.com.br/noticias/para/noticia-405011-.html

Versão para Impressão
© 2007 - FENAJUD. Todos os direitos reservados.
Endereço: SCS, Qd. 01, Bc. K, Ed Denasa, 9º andar, salas 901 e 902 - Brasília DF - CEP 70398-900 | Telefone: (61) 3321-5349 | (61) 3321-0242
Desenvolvimento: Techblu.com.