Encontro da Internacional de Serviços Públicos discute justiça fiscal no Brasil

A Fenajud esteve representada pela diretora de Finanças, Maria José Silva e pelo segundo secretário, Israel Borges. O encontro aconteceu em São Paulo e teve como objetivo discutir o sistema fiscal atual.


Foi aberto nesta terça-feira (11), em São Paulo, o Encontro pela Justiça Fiscal da Internacional de Serviços Públicos (ISP). O evento contou com a participação da diretora de Finanças, Maria José Silva e, do segundo secretário-geral, Israel Borges, da Fenajud (Federação Nacional dos Servidores do Judiciário nos Estados) e teve como objetivo  discutir o sistema fiscal, a arrecadação de impostos e a estrutura dos gastos públicos como indutores da redução das desigualdades.

Na abertura do Encontro da ISP, os participantes debateram "A importância da luta por Justiça Fiscal para a ISP e para a FES". Logo após, foi a vez de Gabriel Casnati, da ISP Brasil, abordar o tema "Construindo Alternativa: Proposta de Reforma Tributária Internacional na atual conjuntura". Em seguida, a economista e pesquisadora no CESIT/Unicamp, Marilane Teixeira, falou sobre "Justiça Fiscal e Gênero".

Nesta quarta-feira (12), foi aberto um painel para discutir "Uma perspectiva sindical sobre a justiça fiscal: os subsídios governamentais, desigualdade, ajustes e corrupção".

Na parte da tarde, o encontro discutiu "Quatro maneiras de terminar a concorrência tributária internacional e o caso do Rio de Janeiro", com Gabriel Casnati, e "Reforma tributária no Brasil e evasão de divisas", com Paulo Gil, do Instituto Justiça Fiscal.

Para Maria José, “a participação da Fenajud nesses encontros é importante, visto que é necessário estarmos atentos as discussões que ligam a luta pela justiça fiscal, com questões como os direitos sociais, dos serviços públicos de qualidade, combate à corrupção e concentração de renda, entre outros”, disse.


 
 
Versão para Impressão
© 2007 - FENAJUD. Todos os direitos reservados.
Endereço: SCS, Qd. 01, Bc. K, Ed Denasa, 9º andar, salas 901 e 902 - Brasília DF - CEP 70398-900 | Telefone: (61) 3321-5349 | (61) 3321-0242
Desenvolvimento: Techblu.com.