Fenajud participa do 30º Congresso Mundial da Internacional de Serviços Públicos

A caravana da Federação conta com a participação da diretora de Finanças, Maria José Silva, dos diretores Elias Ribeiro e Ednaldo Martins.


A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) participa, entre 29 de outubro a 03 e novembro, do 30º Congresso Mundial da Internacional de Serviços Públicos (ISP), que acontece em Genebra, na Suíça. A entidade enviou três diretores para o evento da organização sindical mundial - que representa 20 milhões de trabalhadores organizados em mais de 700 sindicatos em 154 países e territórios. A caravana da Federação é liderada pela diretora de Finanças, Maria José Silva, que está acompanhada dos diretores Elias Ribeiro (coordenador regional Norte) e Ednaldo Martins (2º Secretário de Finanças).


Maria José e Ednaldo Martins compõem os comitês de Mulheres e da Jjuventude, respectivamente, da ISP Regional Brasil.


Durante o encontro, serão trocadas experiências entre os representantes desses países e debatidas estratégias para combater a onda de conservadorismo e neoliberalismo, com redução do estado e corte de direitos trabalhistas, que avançou em diversos países do mundo, nos últimos anos.


O Congresso é realizado a cada cinco anos. Nesta edição, a atividade celebra os 110 anos da Internacional de Serviços Públicos (1907-2017), cuja fundação também aconteceu em Genebra, e traz como tema “As pessoas acima do lucro”, que também é título do programa de ação 2018/2022. Uma vez aprovado pelos delegados do evento, o documento norteará as atividades e intervenções propostas pela ISP.


Entre os grandes desafios propostos pelos organizadores para este Congresso está o de preparar os trabalhadores para o enfrentamento cotidiano na busca de preservar seus direitos e contra o conservadorismo que toma conta do mundo, procurando, para tanto, articular-se com a sociedade para unir esforços na luta contra a onda neoliberal que ataca fortemente os serviços públicos e o direito dos trabalhadores do setor público. 


Está entre os eixos dos debates o embate contra as privatizações e a desmistificação da ideologia dominante das grandes empresas. Neste sentido, as entidades consideram fundamental construir alternativas baseadas no poder das organizações sindicais.


ISP

A ISP é uma federação sindical mundial que representa cerca de 20 milhões de trabalhadores em mais de 150 países. Seu trabalho tem interface com as Nações Unidas e com entidades da sociedade civil, confederações, federações e sindicatos e busca a justiça social e promove o acesso universal a serviços públicos de qualidade. Todo o processo de preparação do Congresso vem sendo realizado pelo Conselho Executivo, que teve até a véspera do evento, 30 de outubro, a tarefa de preparar o documento que será utilizado pelos delegados contendo as resoluções e emendas. Estes delegados aprovarão o Plano de Ação da ISP, sob o título “O povo acima do lucro”, com orientações políticas para o período de 2018 a 2022. 
 
Versão para Impressão
© 2007 - FENAJUD. Todos os direitos reservados.
Endereço: SCS, Qd. 01, Bc. K, Ed Denasa, 9º andar, salas 901 e 902 - Brasília DF - CEP 70398-900 | Telefone: (61) 3321-5349 | (61) 3321-0242
Desenvolvimento: Techblu.com.